Segundo pesquisas, cerca de 60 milhões de brasileiros estão endividados

Ao todo, 30 milhões de pessoas estão superendividadas, hoje, no país

 

Segundo pesquisas recentes da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC - Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 60 milhões de brasileiros estão endividados. Destes, 30 milhões estão superendividados.

Mais do que um descontrole financeiro, o superendividamento é um problema do sistema bancário e de crédito. Um cenário que combina oferta de crédito com juros altos, publicidade abusiva, ausência de educação financeira e de políticas públicas efetivas.

Especialistas consideram duas alternativas para reduzir o superendividamento no Brasil. A primeira, é a promoção de educação financeira. O que pode gerar a conscientização da população sobre suas economias. A segunda, é a aprovação do Projeto de Lei nº 3.515 de 2015, que tem como objetivo alterar o Código de Defesa do Consumidor a fim de criar regras para o sistema de oferta de crédito e criar métodos de prevenção e tratamento do superendividamento. A proposta já foi aceita pelo Senado, mas segue na Câmara.

Há cinco anos, o Comitê Nacional de Educação Financeira vem tentando mudar o cenário de endividamento realizando em todo o País ações, como a  Semana Nacional de Educação Financeira. O evento é composto por palestras e oficinas sobre orçamento doméstico, uso de crédito, renegociação de dívidas, formas de investimento, direitos do consumidor em serviços bancários, entre outros temas.

No Caminho do Superendividamento

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e produzido pelo Coletivo Bodoque, o documentário “No Caminho do Superendividamento”, conta a história de um professor universitário que tem mais de 120% de sua renda mensal comprometida com o pagamento de créditos bancários em quatro bancos, e não tinha dívidas em atraso. Além de acompanhar a saga do personagem para melhorar sua situação financeira, o curta traz análises de especialistas sobre alternativas para encerrar o ciclo de dívidas.  Assista na íntegra o documentário, aqui.

 

Fonte: Guia dos Bancos Responsáveis

 

 

Compartilhe: