Auxílio emergencial: Saiba como devolver os valores recebidos indevidamente
Caso você tenha recebido indevidamente o Auxílio Emergencial, no valor de R$600, mas queira devolver os valores, o Ministério da Cidadania disponibilizou uma página na internet com o passo a passo para a devolução.
O Auxílio Emergencial é um benefício destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, concedido com o objetivo de fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19.
Para devolver o valor recebido indevidamente, basta acessar o site (aqui), informar CPF, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e, com esse documento, efetuar o pagamento para que o valor seja devolvido.
Dados da Controladoria-Geral da União (CGU) mostram a existência de 206.197 pagamentos com indícios de irregularidade no recebimento da primeira parcela do benefício e 37.374 pagamentos com os mesmos indícios de irregularidade na segunda parcela. Segundo a CGU, os cruzamentos feitos, relacionados ao mês de maio, indicam até mesmo a existência de pagamentos a 318.369 agentes públicos incluídos como beneficiários do auxílio.