Fique atento: Instituições federais podem rastrear a posse de Bitcoin e criptomoedas!
Em uma recente entrevista sobre o caso de uma empresa acusada de pirâmide financeira, o auditor fiscal da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro, declarou que as instituições federais possuem ferramentas de controle que podem rastrear a posse de Bitcoin (BTC) e criptomoedas.
Teodoro explica que toda empresa que faz movimentações com moedas virtuais ou pessoas que investem, precisam informar à Receita a origem desses recursos e como obtêm a rentabilidade. O alerta vale para aqueles que acreditam que podem usar criptoativos para ocultar bens e fugir da Receita Federal.
“A operacionalização de criptomoedas é legal para quem opera e para quem investe. Pode haver a aplicação. Mas algumas pessoas acham que a transação da moeda digital pode ser ocultada, e que a Receita Federal e os órgãos fiscalizadores não conseguirão rastrear. Essa falsa percepção faz com que muitas delas (que ganham dinheiro com caixa dois, lavagem de dinheiro e transações ilegais) coloquem os montantes em criptomoedas na tentativa dessa ocultação. É equivocado. Conseguimos fazer o rastreio”, afirma.
Atualmente, as empresas de criptomoedas no Brasil são obrigadas a atender a Instrução Normativa 1888 da Receita Federal que obriga que todas as transações dos usuários das empresas nacionais sejam reportadas ao regulador.
Fonte: Extra