SC é o primeiro Estado do país a usar CPF como único número de identificação
O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina vai lançar a carteira de identidade com um único número no próximo dia 03 de novembro. A partir de então, o documento terá apenas a informação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O estado será o primeiro do Brasil a colocar o modelo em prática.
A mudança foi aprovada em setembro pelo Senado Federal e deve ser implantada em outros estados. O número de identificação de novos documentos, emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais, será o número de inscrição no CPF.
Atualmente, cada pessoa tem um número de RG conforme o seu estado. A ideia é que o CPF possa unificar os dados e facilitar o acesso a prontuários no Sistema Único de Saúde (SUS), aos sistemas de assistência e previdência social (Bolsa Família, BPC, INSS), a informações fiscais e tributárias, ao alistamento eleitoral e ao voto, entre outros.
Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade em Santa Catarina retornarão ao normal a partir do dia 8 de novembro com as novas modificações estabelecidas.
No caso de renovação da identidade, segundo o órgão, o número do Registro Geral (RG) constará em tamanho pequeno no documento apenas como forma de comprovação de que a pessoa tinha esse dado anteriormente. Já, para quem for fazer documento pela primeira vez ou adultos de outros estados que buscarem refazer a identidade em Santa Catarina, a carteira será emitida apenas com o número do CPF.
Fonte: G1