Receita prorroga prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022

Receita prorroga prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022

 

A Receita Federal prorrogou para 31 de maio o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (05/04). O prazo anterior encerrava no dia 29 de abril.

De acordo com a Receita, a prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações. Já que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

Além disso, foram prorrogados para o fim de maio os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e da declaração de espólio. No caso das restituições, o cronograma seguirá sem alterações. Elas começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro. Sendo, ao todo, cinco lotes de pagamento – um por mês.

A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues, até o final do prazo, cerca de 34,1 milhões de declarações. É importante lembrar que, quem precisa declarar e não o fizer ou enviar fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, ou o correspondente a 20% do imposto devido.

 

 

Fonte: G1

 

Compartilhe: