Pix para empresas: quais são as vantagens?
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido. Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.
O sistema também permite fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta.
As vantagens do Pix para empresas variam de acordo com o uso – receber ou fazer pagamentos. Entre as vantagens de receber via Pix, estão:
- As transações podem acontecer em qualquer horário e qualquer dia da semana;
- Os pagamentos ocorrem diretamente entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas;
- O dinheiro cai direto na conta em poucos segundos;
- As tarifas são mais baratas se comparadas às de outros meios de pagamento, como cartão e boleto. Usuários pessoa física do Pix podem enviar e receber transferências e pagamentos sem pagar por isso. Já as pessoas jurídicas, poderão ser cobradas com uma taxa fixa por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências feitas entre empresas. Isso dependerá, no entanto, de cada instituição financeira;
- Dá para receber de um jeito fácil e prático usando QR code;
- Também é possível receber pagamentos usando as chaves Pix, como e-mail, número de telefone e CPF;
- Fica mais fácil fazer o fluxo de caixa do negócio ao receber em tempo real.
Para fazer o cadastro da chave e passar a usar o Pix, basta procurar pela seção “Pix” dentro do app ou internet banking do seu banco. Todas as instituições financeiras participantes são obrigadas, pelo regulamento do Banco Central, a mostrar a nova opção no menu de suas plataformas.
Fonte: Nubank