ANS promove audiência pública para discutir nova fórmula de reajustes em planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no último dia 13, a primeira audiência pública com representantes dos consumidores e do mercado para discutir a nova fórmula de reajustes de planos de saúde, que será adotada no ano que vem nas mensalidades de planos individuais e familiares.
O novo modelo proposto pela agência combina a Variação das Despesas Assistenciais (VDA) com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A ANS explica que, a VDA reflete diretamente as despesas com atendimento aos beneficiários de planos de saúde, enquanto o IPCA incide sobre os custos não assistenciais das operadoras (como valores gastos com áreas administrativas, por exemplo).
O índice deixaria, então, de se basear exclusivamente na VDA, mas continua sendo composto por uma fórmula única, que reúne as duas variações, com peso de 80% para as despesas assistenciais e 20% para as não assistenciais.
A agência afirma que, como os dados usados para o possível novo cálculo são públicos e auditados, o modelo se tornaria mais transparente e previsível para beneficiários e operadoras.
Fonte: Extra