A escolha do regime tributário pode definir o sucesso da sua empresa em 2023 (2)

A escolha do regime tributário pode definir o sucesso da sua empresa em 2023

 

Que o Brasil é um dos países que possui a maior carga tributária do mundo, todo mundo já sabe. Por essa razão é de extrema importância um planejamento tributário assertivo, a fim de diminuir a tributação da sua empresa. E o ponto de partida é a escolha correta do regime
tributário.

Essa escolha, que ocorre em janeiro de cada ano e tem validade por 12 meses é um dos passos mais importantes, visto que uma opção mal feita nesta etapa do processo pode gerar a necessidade do pagamento de um conjunto de impostos inadequados, comprometendo a saúde
financeira do negócio, ou até mesmo gerando problemas com a Receita Federal.

Há três tipos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Embora, num primeiro momento o Simples Nacional possa parecer uma boa opção, visto que possui uma arrecadação mais desburocratizada, dependendo do segmento/atividade da sua empresa, essa pode ser uma opção que acarreta no pagamento de mais impostos, além de deixar de aproveitar benefícios fiscais que são concedidos para os demais regimes.

Outro ponto a ser considerado é que o recolhimento do Simples é feito com base no faturamento e não no lucro. Dessa forma, a carga tributária se mantém, mesmo que sua empresa esteja dando prejuízo.

Por isso, entender os regimes tributários é muito importante para fazer uma escolha assertiva para sua empresa, gerando menor recolhimento de tributos, mais lucros e competitividade de mercado para o próximo ano!

 

*Por Dra. Karoline Moser de Mello, advogada (OAB/SC 58.970).

 

Compartilhe: